segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aprenda a Tirar Música de Ouvido II

1 comentários
Campo Harmônico


As notas relativas abordadas é um assunto relacionado com o campo harmônico.  O intuito deste post é de utilizar o campo harmônico de forma prática para tirar músicas de ouvido. Portanto, ficará para outro post a construção do campo harmônico de uma determinada tonalidade para que o leitor não se atenha apenas a decorar as sequências de acordes, mas também que ele próprio seja capaz de construir abrangendo seu conhecimento em harmônia.


Vamos utilizar o campo harmônico da escala de Dó natural, como exemplo que é formado pelos seguintes acordes:


C, Dm, Em, F, G, Am (nota relativa) e  Bº (diminuto).


Então, se você descobriu a tonalidade de determinada música ou simplesmente quer acomodar uma música que você já conhece ao tom de C, com certeza irá utilizar estes acordes pertencentes ao campo harmônico de C. Vale ressaltar que não é uma regra em geral. Músicas com empréstimo modal e outras técnicas de harmonização podem variar devido a variação do centro tonal. Todavia, a compreensão e utilização do campo harmônico é ponto básico de partida para construção de harmonias mais complexas.


Na música de Catedral "A Beleza Eterna" eu mudei a tonalidade de D para C ficando assim:






Percebam que os acordes da música são todos do campo harmônico de C. Nem sempre a música que está num determinado tom começa pela tônica da escala, no entanto, esta começou.
Dicas importantes:



1 - Para descobrir a tonalidade de uma música tente tocar a voz cantada melodicamente com a mão direita no teclado em cima de uma escala. Caso consiga, você provavelmente descobriu o tom e já pode ir testando os acordes do campo harmônico da escala;



2 - Os acordes naturais (ou conhecidos como maiores) tem um som mais alegre, enquanto que os menores posseum um som mais triste, melancólico. Logo, você perceberá se a harmonia da música começa em natural ou menor;




3 - Você deve ter percebido que alguns acordes da música no exemplo acima possuem uma barra: G/B. Isso significa que houve uma inversão de notas. O acorde de G é formado pela tônica mais grave Sol, a terça Si e a quinta Ré. A inversão foi a terça pela tônica, sendo a terça agora a nota mais grave ficando assim o acorde de G: Si tônica - Ré terça e Sol quinta. Você pode usar o G sem inversão, mas vai acabar perdendo uma dissonânica mais agradável da música original.



4 - Caso tenha dificuldade em identificar o acorde da música, tente tocar o baixo da música com a mão esquerda no teclado. O baixo tocado na canção, geralmente, toca as tônicas dos acordes na mesma sequência. É uma maneira bastante prática e muito utilizada por muitos músicos.
Related Posts with Thumbnails