domingo, 18 de maio de 2014

MODOS GREGOS PARTE 1

0 comentários

São escalas derivadas da escala natural (maior). Sete modos são conhecidos no total: Jônio, Dório, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio.
O conhecimento dessas escalas permite o músico ampliar seus horizontes no momento de harmonizar e improvisar. Vamos trabalhar os intervalos da escala no modo Jônio (maior natural).

Peguemos o exemplo da escala do acorde de dó, composta pelas seguintes notas:
DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI.

Esse modo é chamado de jônio e os respectivos intervalos são (T = 1 tom; T/2 = meio tom):

T-T-T/2-T-T-T-T/2

Esses intervalos dizem quantas notas temos que percorrer para sairmos de uma anterior para a seguinte.
Por exemplo, na escala de DÓ, de DÓ até RÉ, percorremos 1 T, ou seja, de DÓ para DÓ# (T/2) e de DÓ# até RÉ mais T/2 (T/2 + T/2 = T). Figura abaixo:






O mesmo acontece para descobrirmos as notas seguintes. Se já encontramos RÉ, qual seria a próxima nota? Mais um tom (T-T-T/2-T-T-T-T/2). Então, RÉ até RÉ# (T/2) e para MI mais T/2. Então MI seria nossa próxima nota. E qual seria a seguinte? Mais meio tom (T-T-T/2-T-T-T-T/2). Então, MI até FÁ é T/2. Logo, a nota é FÁ.

Então temos as seguintes notas de acordo com os intervalos da escala de DÓ:


De RÉ para MI temos: RÉ -> RÉ# (T/2) -> MI (T/2). Então o segundo tom (T) da escala de DÓ é a nota MI. Para encontrarmos a próxima nota, partimos de MI para FÁ, que é apenas T/2 (MI não tem sustenido). Daí já encontramos nossa quarta nota que é FÁ.
A mesma lógica é seguida nas demais escalas. Por exemplo, a escala de RÉ Jônio possui os mesmos intervalos --> T,T,T/2,T,T,T,T/2.

Então, partido de RÉ temos:
RÉ é o primeiro T. O próximo intervalo é de 1 T, logo, de RÉ para RÉ# temos meio tom (T/2) e de RÉ# para MI temos mais T/2. Portanto, a próxima nota da escala seria MI (o segundo T), pois a soma de dois meios tons é igual a um tom (T/2 + T/2 = T).

RÉ = RÉ, MI, FÁ#, SOL, LÁ, SI, DÓ#, RÉ


MI = MI, FÁ#, SOL#, LÁ, SI, DÓ#, RÉ#, MI

FÁ = FÁ, SOL, LÁ, SIb, DÓ, RÉ, MI, FÁ

SOL = SOL, LÁ, SI, DÓ, RÉ, MI, FÁ#, SOL

LÁ = LÁ, SI, DÓ#, RÉ, MI, FÁ#, SOL#, LÁ

SI = SI, DÓ#, RÉ#, MI, FÁ#, SOL#, LÁ#, SI
Related Posts with Thumbnails