quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aprenda a tirar música de ouvido III

0 comentários
Podemos tirar vantagens das tecnologias atuais para nosso aprendizado musical. Existem pessoas que possuem a habilidade inata de um ouvido absoluto. Seria aquele indivíduo que reconhece determinada (frequência sonora) nota ou acorde musical.

Essas pessoas são capazes de dizer a tonalidade de uma harmonia só ouvindo sem pegar necessariamente no instrumento naquele instante. Tal capacidade facilita no aprendizado da música, porém, se não houver prática nada adianta possuir essa habilidade.

Como para a grande maioria (incluindo eu) não possui essa habilidade, o importante é saber as teorias básicas de escalas e acordes para "tirar" a música de ouvido. Assim, você ganha mais tempo ao invés de ficar no "tenta, erra, tenta, erra, tenta, acerta". Com o tempo, a prática deixará você bem familiarizado com determinadas sequências harmônicas.

Enfim, esse post é dedicado ao uso de um programa simples, no entanto, poderoso para aqueles que querem pegar sequências de improvisação de escalas animais. Melhor... É gratuito!!!

O BestPractice


Vocês encontram facilmente no google. Por que poderoso? Nele, é possível você diminuir a velocidade da música e até diminuir os vocais. Isso possibilita qualquer pessoa que queira pegar um riff ou lick de solos de maneira menos trabalhosa que escutando a música em sua velocidade normal. 

Neste software você pode diminuir ou aumentar a velocidade de reprodução da música;

Diminuir os vocais;

Transpor a música em semitons (agudos ou graves), ou seja, mudar de tom (Ex: de Mi para Fá#,etc);

Lembre-se que, essas modificações acabam gerando uma perda na qualidade dos som, pois vocês está modelando as frequências sonoras originais. Como o audio que você abre no programa é um produto final, é quase impossível retirar os vocais, pois você teria de ter acesso aos canais em que as vozes foram gravadas.




Tríades: Acordes maiores e menores

0 comentários
As tríades são acordes compostos de três notas.

Estas notas são retiradas a partir da escala desejada. Para criar um acorde natural pega-se a 1ª, 3ª e 5ª nota da escala.

TRÍADES MAIORES

Para formar os acordes naturais retiramos da escala no modo Jônio estas três notas citadas acima.

Exemplo

A escala de DÓ jônio: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI.

A partir desta escala criamos o acorde de DÓ: 1ª - DÓ; 3ª - MI; 5ª SOL.

O mesmo é feito para os acordes seguintes. Pra criarmos o acorde de RÉ jônio temos a seguinte escala:

RÉ, MI, FÁ#, SOL, LÁ, SI, DÓ#

O acorde de RÉ jônio ou maior é: 1ª - RÉ; 3ª - FÁ#; 5ª - LÁ.

O ideal é que o estudante construa seus próprios acordes. Partindo desses princípios básicos podemos criar acordes mais complexos com sonoridades mais sofisticadas.

TRÍADES MENORES

Os acordes menores baseiam-se na escala menor ou do modo grego eólio. Esta escala possui três notas menores: 3ª, 6ª e 7ª. Isso quer dizer o seguinte, que podemos pegar o modo jônio e transformá-lo em eólio.

DÓ jônio = DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI (Todas são maiores)

Se sabemos que em eólio as 3ª, 6ª e 7ª notas são menores teremos:

DÓ eólio = DÓ, RÉ, MIb, FÁ, SOL, LÁb, SIb (diminui meio tom para baixo)

Agora que sabemos a escala menor (eólio) de DÓ, podemos criar seu acorde menor:

DÓ menor (eólio) = 1ª - DÓ; 3ªm - MIb; 5ªSOL.

Simples!

Façam isso para as demais escalas, tanto nos modos jônio e eólio e já terão acordes suficientes para tirar de ouvido a maioria das músicas populares que tocam nas rádios.




Related Posts with Thumbnails