domingo, 5 de agosto de 2012

VST

0 comentários
VST é uma sigla inglesa que tem origem nas palavras Virtual Studio Technology. Em tradução livre para o português “Tecnologia de Estúdio Virtual”.


Os VST's são softwares que simulam instrumentos (VSTi) e efeitos sonoros no computador. Alguns VSTs funcionam independentes ou só podem ser executados como plugins de outros softwares que são as DAW (Digital Audio Workstation – “Estação de trabalho de Audio Digital”).

O advento destes softwares tornou possível a criação de músicas com um custo mais baixo e com maior qualidade sonora para usuários comuns.  

Como Funciona um VST ou VSTi?

Como os VST's são softwares virtuais, será necessário para a execução dos sons um teclado ligado ao computador para acionar os sons do VST.

Você precisará de um teclado musical que tenha saída midi in e midi out para conectá-lo ao seu pc. Atualmente, existem cabos específicos para realizar esta conexão pc/teclado que podem ser encontrados em sites de compra e vendas na internet, facilmente. O cabo mais comum é o midi/usb, o qual apresenta numa ponta um plug USB e na outra ponta dois plugs midi in e midi out. Conecte os plugs midi in e midi out nas entradas atrás do seu teclado enquanto que o plug usb na entrada usb do seu pc.

Cada VST ou VSTi apresenta uma configuração mais ou menos padrão para reconhecer o teclado musical como master, ou seja, aquele que vai enviar o comando ao software. Os VSTi's em geral, apresentam um teclado virtual que responde praticamente instântaneo ao toque da tecla do seu teclado físico.

A seuqência para usar o VSTi seria:
1) Ligue o teclado musical e o coloque no modo MIDI;
2) Conecte os plugs do cabo midi/usb em suas respectivas entradas;
3) Seu computador reconhecerá o seu cabo ligado no pc;
4) Abra o VST ou VSTi;
5) Configure o VST para usar o teclado como master;

Alguns exemplos de VSTi's:

VSTi Pro-53 da Native Instruments - É um simulador do teclado Prophet 5 de síntese analógica criado na década de 1970. Seus timbres nostálgicos apresentam efeitos típicos desta síntese. Muitos tecladistas atuais usam o Pro-53 associados a outros plugins de efeitos na construção de timbres Leads.


VSTi Real Guitar da MusicaLab - É um simulador de violão acústico com alguns efeitos interessantes. Com esse plugin você consegue sons interessantes de violão com cordas de nylon, aço e outros efeitos como o som do arrasto dos dedos sobre o braço do violão.


Related Posts with Thumbnails