terça-feira, 27 de maio de 2014

Pentatônica e Acordes Relativos

0 comentários
Continuando sobre o uso da escala pentatônica (caso não tenha visto clique aqui)

Por ser muito versátil é possível usarmos a pentatônica no momento da improvisação em vários contextos durante a harmônia de uma música.

Usualmente, aplicamos a escala pentatônica a partir da tonalidade da música que queremos improvisar. Por exemplo, numa canção em que a tonalidade natural é de E, usamos a pentatônica deste acorde, que seria composta pelas notas:

Tom E (natural ou jônio):

E, FÁ#, SOL#, SI e DÓ#


Só com está sequência de notas, já podemos ampliar nosso campo de improvisação. Não esqueça que a pentatônica está inserida na escala de E jônio (veja modos gregos aqui). Portanto, duas escalas que podem ser usadas simultaneamente.

Mas, o que a pentatônica tem a ver com acordes relativos? Tudo!!!
Os acordes relativos são aqueles que compartilham a 3ª e 5ª notas com a tônica da tonalidade. Por exemplo, o acorde de E (MI) é composto pelas notas MI, SOL# e SI e o acorde relativo seria C#m(DÓ sustenido menor) que é formado por DÓ#, MI e SOL#.

Vejam que C#m possui MI e SOL# comuns a E. Logo, podemos usar a escala pentatônica de E também no acorde de C#m. Nesse caso, podemos começar tocando a sequência da escala a partir da nota DÓ#, veja:


Comparem a figura acima com a anterior e vejam que só mudou a ordem das notas, mas que continuam sendo as mesmas para ambos os acordes. 

Como descobrir rapidamente o acorde relativo do tom da música que você quer improvisar?

Para facilmente memorizar, façam o seguinte. 

Sabendo da escala de E (MI) natural que é formada por MI, FÁ#, SOL#, LÁ, SI, DÓ#, RÉ# (veja as escalas de tons naturais em modos gregos parte 1), conte 6 notas a partir da tônica MI. Quando chegar na sexta nota é só construir o acorde menor dela, que no caso seria -> DÓ#m. Simples! Faça o mesmo para as demais e encontrarão as notas relativas de cada tonalidade.

Relativas menores de acordes de tons maiores naturais:

DÓ = LÁm
RÉ = SIm
MI = DÓ#m
FÁ = RÉm
SOL = MIm
LÁ = FÁ#m
SI = SOL#m



Related Posts with Thumbnails