segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ableton Live

0 comentários

O Live é um software de produção musical, conhecido como DAW (Digital Audio Workstation) por possuir vários recursos que um estúdio profissional dispõe. Através do Live, utilizando um teclado MIDI, é possível produzir músicas de alta qualidade em seu computador



O programa já traz um pacote de efeitos para mixagem e edição, além de alguns instrumentos virtuais. O interesse principal por esse tipo de software é que ele apresenta uma interface de seqüenciador. Em outras palavras, o seqüenciador (sequencer) permite ao usuário criar várias faixas de sons (ou trilhas – tracks) com um instrumento ou efeito desejado, semelhante a canais de áudio individuais (link).  




Por ser uma DAW, o Live permite o uso de VST e VSTi como plugins dentro da sua interface. Por exemplo, o Guitar Rig pode ser aberto dentro do Live e adicionar alguns efeitos para refinar o som, como delays, reverbs, gain entre muitos outros.
Uma ferramenta bastante poderosa é o looping.  Que é uma espécie de repetidor de um padrão, por isso looping (ou movimentos repetitivos), muito usado em baterias de música eletrônica (exemplo de produção com loopings no ableton Live).


Lembrando que o Live não se limita a instrumentos, mas também a edição no processamento de vozes. A vantagem de se obter um software destes é o baixo custo na produção musical. Pode-se criar um estúdio caseiro. A qualidade técnica é garantida, agora só vai depender da sua criatividade.
Related Posts with Thumbnails