domingo, 4 de julho de 2010

Aprenda a tirar música de ouvido I

0 comentários
Alguns músicos possuem facilidade em descobrir as cifras ou notas de uma determinada música. Outras são especiais porque possuem o ouvido absoluto. Este consiste na capacidade de poucos indivíduos idealizarem mentalmente uma determinada nota escutada e dar o nome exato dela. Mas, como poucos são privilegiados com esse “dom”, isso não nos impede de “tirar” uma música corretamente. A dificuldade em “pegar” músicas não se reduz apenas ao músico iniciante. Bons músicos têm as mesmas dificuldades e acabam recorrendo a cifras de sites e livros (o que não é nenhum erro!).

É necessário ter uma base teórica, não se assustem, é bastante simples e de estimada importância. Existem dicas que nem todos sabem ou não repassam para os iniciantes.

Eu espero que estas os ajudem bastante e obtenham sucesso. Como todo bom estudante, há a necessidade de treinar bastante. Depois de certo tempo, todo o processo de tirar música fluirá naturalmente.

Aí vão algumas:

1. Notas Relativas

É importante ter o conhecimento destas, pois podem ser importantes substituições ou acréscimos na harmonia dos seus relativos tônicos. Um acorde simples maior é formado pelas seguintes notas: (I) – Tônica, (III) terça e (V) quinta.
Exemplo do acorde de C(Dó) => Dó-Mi-Sol

A escala de dó é composta pelas seguintes notas: Dó-Ré-Mi-Fa-Sol-Lá-Si-Dó
Sendo Dó a 1ª, Mi a 3ª e Sol a 5ª. Formando o acorde de Dó natural.
Os acordes relativos são aqueles que possuem 3ª e 5ª iguais a 1ª e 3ª do acorde tonal (do tom da harmonia). A tônica ou 1ª não podem ser iguais senão descaracteriza a nota relativa. Neste caso, o acorde que é relativo de C é Am.

Vejamos: acorde de C = (I)Dó - (III)Mi - Sol
acorde de Am = Lá - (III)Dó - (V)Mi

Mais exemplos de acordes relativos:
G#m é relativo de B => B = (I)Si – (III)Ré# - Fá#
G#m = Sol# - (III)Si – (V)Ré#

Relação dos acordes Relativos:

F#m é relativo de A
G#m é relativo de B
Am é relativo de C
Bm é relativo de D
C#m é relativo de E
Dm é relativo de F
Em é relativo de G

Na prática, se você descobriu o tom da música, tenha certeza de que na maioria das músicas a harmonia dela haverá uma nota relativa, seja por substituição da tônica pela relativa ou sequência dela.

Peguemos um exemplo de música cifrada (corretamente) na web:

John Mayer – Half of my heart.

Início da música:



O tom da música está em Fá natural (ou como estamos acostumados, maior), apesar dela ter iniciado com Bb, nem sempre começam pela tônica. Perceba que ao decorrer da canção a nota vai de C para Dm... Isso mesmo Dm!
Acorde de F = (I)Fá – (III)Lá - Dó
Relativa Dm = Ré – (III)Fá – (V)Lá.

Se pegou a primeira nota e o tom, tente as relativas em seguida e veja se encaixa, se soa com o original. Esse é um dos primeiros passos importantes também pra começar a entender o campo harmônico, que será abordado em outra postagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente...

Related Posts with Thumbnails